Descoberta uma nova espécie de urso d’água no Japão


Essa pequena espécie foi descoberta recentemente em um estacionamento de um prédio no Japão. Chamados cientificamente como Macrobiotus shonaicus ou tardígrados, porém são mais conhecidos como urso d’água,  ele está na 168ª colocação de um gênero da mesma espécie já encontrada no pais asiático.

São pequenos bichinhos altamente resistentes ao tempo, clima, temperatura, condições entre outros fenômenos. Muitos pesquisadores usam esse pequeno animal para estudos, segundo testes eles podem resistir a uma temperatura de 150 graus Celsius, e ao frio extremo de 200 graus. O intuito é descobrir o segredo no processo em que realizam para sobreviver, muitos afirmam que os tardígrados são indestrutíveis.

Kasuharu Arakawa foi o especialista responsável por apresentar a nova descoberta cientifica, segundo o mesmo, encontrou uma quantidade de musgo em seu estacionamento, coletou o material e resolveu investigar. O jovem costuma estudar biologia molecular dessa mesma espécie na Universidade Keio  localizada no Japão.

Há vários relatos da aparição de tardígrados, eles costumam surgir em vários locais, principalmente em locais mais escuros, fechados e úmidos. Para Kasuharu o mais interessante desse marco foi de ter encontrado um dos animais mais resistentes do planeta no prédio em que mora. De todas as descobertas feitas por ele, aquela certamente era diferenciada, segundo Poloneses esse mesmo tipo de material foi encontrado em territórios poloneses.

Diferenças

Medem cerca de um milímetro de comprimento, possuem corpos arredondados com oito pernas e bocas em formato de círculos. O novo gênero explorado pode viver a base de algas, porém também são carnívoros, costumam se alimentar de rotífero.

Evolução

A primeira descoberta foi o Macrobiotus hufelandi, surgiu na Alemanha e na Itália por volta de 1834, desde então vários outros da mesma família foram aparecendo, cada espécie com as suas características especificas e com um processo evolutivo impressionante, pois a cada evolução surgia uma nova e forte resistência.