Conheça o tubarão-duende, um animal de aparência incomum


Por mais que muitos biólogos relatem que os tubarões não costumam atacar banhistas com tanta frequência, sabemos que esses animais marinhos não são tão dóceis assim, muitos deles são conhecidos pela forma que se aproxima de alguém, normalmente de uma maneira amedrontadora.

Estamos na época do ano em que muitas pessoas procuram o mar como passeio turístico, férias em família, entre outras formas de entretenimento, por tanto é um período que aumenta o número de pessoas nas praias, principalmente em regiões do nordeste brasileiro. É importante ressaltar que todo cuidado é necessário antes de entrar no mar, tubarões são curiosos e atacam de uma forma muito perigosa, muitas vezes aquela ação pode gerar a morte de alguém.

Você já ouviu falar no tubarão-duende? Essa espécie possui algumas características em sua aparência que o torna diferente dos demais. Seus olhos grandes redondos e mandíbulas retrateis enormes são os principais destaques que o animal apresenta, ele é comparado a uma pintura surrealista de tão estranho e anormal.

A ciência ainda não descobriu todos os estudos biológicos e curiosidades sobre o animal devido a sua localidade, encontra-se em águas geladas nas profundezas dos oceanos, não é comum avistá-lo com os demais ou em outros ambientes. Cientistas afirmam que raramente essa espécie, chamada como Mitsukurina owstoni, é encontrada por um ser humano.

Cerca de 50 tubarões-duende foram capturados em diferentes locais, nas costas do Japão, em Portugal, no Golfo do México e na Califórnia. Registros apontam que um tubarão dessa linhagem foi encontrado morto por um barco de pesca nas regiões do Rio Grande do Sul, todo o corpo do animal foi doada ao museu Oceanográfico da Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Acredita-se que a espécie é uma das mais antigas existentes atualmente, conhecido por pesquisadores como “fóssil vivo”, segundo análise, ele existe a 100 milhões de anos.