7 curiosidades impressionantes sobre o tatu-bolinha


Um tipo de animal terrestre que pode estar presente em locais habitáveis, eles costumam habitar em aras de jardinagem, parques, jardins, hortas e entre outros. É um bicho impressionante, muitos o assimilam com um camarão, devido ao seu formato e suas características parecidas. Conheça os 7 fatos bizarros sobre este pequeno animal;

Não são insetos

Isso mesmo, pertencem aos crustáceos, estão relacionados aos camarões e os lagostins. Por tanto, não são insetos ou não pertencem a tal família.

Respiração

Assim como os seus primos, a respiração do animal é feita através de brânquias, características essas essências para a adaptação com o ambiente, o tatu-bolinha é terrestre, eles costumam ficar em locais úmidos, porém não podem ficar embaixo da água completamente.

Fases

Mudam de fases, perdem a carapaça em dois momentos específicos, a primeira é da região traseira do seu exoesqueleto, tempos depois vem a região frontal. É muito comum encontrar o animal com suas cores, marrom e rosa, principalmente no período em que há essa mudança.

Fêmeas

Assim como alguns animais marinhos, os tatus-bolinha fêmeas carregam os ovos em bolsas, ficam sobrepostos em pequenas placas torácicas, chamada de marsupium, localizadas na região inferior do corpo.

Secreções ou urina

Esses pequeninos não urinam, isso devido a quantidade de amônia existente em todo o seu organismo. Esses gás é completamente tolerável pelo tatu-bolinha, por tanto, algumas secreções e líquidos não são expelidos por ele.

Bebem água

Você certamente deve achar esse fato estranho, você sabia que o animal bebe água por suas regiões traseiras? Nessa parte do corpo há algumas estruturas em formatos de cubo, que são responsáveis por absorver água, quando necessitado.

Formato

O nome como é chamado já revela a sua incrível habilidade de ficar como uma bola bem pequena, eles costumam agir dessa forma quando se sentem ameaçados, o casco por tanto, é uma espécie de armadura.