Conheça os mitos e as verdades sobre os dois lados do cérebro


Existem muitos mitos em relação ao lado direito e o esquerdo do cérebro. O mais articulado popularmente é a função que ambos exercem, segundo a crença, o lado esquerdo é a parte dominante e o direito é responsável pelo desenvolvimento artístico, imaginário e criativo.

Nenhuma teoria de fato afirma ou nega as tais definições, uma vez que, analisar o cérebro humano pode ser uma pesquisa muito mais complexa que muitos imaginam. Muitas pessoas relacionam os testes de personalidade e algumas dinâmicas para afirmar a crença popular, porém, a ciência não encontra nenhuma evidência que esses testes estejam conectados com ambos os lados do cérebro.

Jeff Anderson, diretor do Serviço de Mapeamento Neurológico da Universidade de Utah, realizou uma longa pesquisa com pessoas de 7 a 29 anos, o intuito era descobrir algumas peculiaridades sobre o encéfalo humano. Segundo estudos, há equívocos sobre a função de cada lado, tanto a criatividade quanto o pensamento analítico é criado com as conexões de todas as regiões, por tanto, é essa relação que permite as ações e correlações com atitudes humanas.

O estudo revelou que diversas regiões estavam ativas enquanto atividades cerebrais forem realizadas com os participantes. “Nós não conseguimos ver padrões em partes diferentes do cérebro”, afirmou o pesquisador Jard Nielsen.

Há vários documentos que afirmam que ambos os lados do encéfalo entram em atividade nos testes, sejam eles matemáticos, lógicos, produções artísticas, entre outros. Sperry e outros especialistas revelam que a inteligência humana está em todas as regiões, seja o lado direito ou esquerdo do cérebro.

Consideramos por tanto toda analise cientifica. É mito dizer que cada lado encefálico pertence a uma atividade específica, há muitas evidências que trazem a verdade e fatos consistentes sobre o tema. Seja a linguagem, como ações e reações humanas são produzidas por confecções internas e até mesmo externas.