Venda de carne do Brasil é suspensa para os EUA


Cinco frigoríficos do Brasil tiveram as vendas suspensas para os Estados Unidos, entenda os motivos.

Autoridades sanitárias dos EUA acharam algumas irregularidades na carne devido reação da vacina contra a febre aftosa, por esse motivo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) suspendeu as exportações de cinco frigoríficos.

A proibição continuará em vigor até medidas para resolver os problemas sejam adotadas correções no sentido de normalizar a situação. Entre as empresas que foram suspensas estão as seguintes plantas: Marfrig, localizadas em São Gabriel (RS), Promissão (SP) e Paranatinga (MS); JBS, localizada em Campo Grande (MS); e uma da Minerva, em Palmeiras de Goiás (GO).

O ministério informou que recebeu documento do Serviço de Segurança e Inspeção de Alimentos, cuja sigla em inglês é FSIS, agência do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, relatando não conformidades constatadas em reinspeção de produtos dos locais em questão. E suspendeu a certificação sanitária das plantas citadas até ser possível tomarem algumas medidas para corrigir o problema, darem todas as explicações necessárias para muito em breve normalizarem a situação e prometem tomar providências para que a carne já embarcada não sejam recusadas

A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC) esclareceu que suspensão ocorreu após detecção de reações à vacina contra a febre aftosa, que em alguns casos pode provocar abscessos internos e não visíveis.

Em comunicado, a ABIEC disse que a produção de carne bovina brasileira seguem “os mais altos padrões de vigilância sanitária e de qualidade. As plantas industriais suspensas representam uma fração mínima da produção nacional de proteína animal”.

Segundo o representante JBS já foram encaminhados todos os explicações via ABIEC e declara que “não foram encontrados problemas relativos às instalações da planta ou de qualidade do produto”.

Já os representantes da Minerva Foods declaram :”O volume produzido pela planta temporariamente suspensa pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento por não conformidade decorrente da identificação alguns cortes com marcas de vacina aplicadas nos bovinos (não oferecem risco à saúde das pessoas) foi realocado para outras unidades. A companhia segue os mais rígidos padrões de qualidade e segurança alimentar em todos os países onde atua”. A empresa também diz ter intensificado todos os parâmetros de controle para logo que possível voltar a exportar para os EUA.

A Marfrig Global Foods declara que possuem “um rigoroso processo de garantia de qualidade para os produtos que são vendidos no mercado nacional e internacional. A empresa esclarece que já está tomando todas as providências necessárias para atender as exigências do mercado americano nos seus processos produtivos e está atendendo a todas as etapas existentes estabelecidas pelo Ministério da Agricultura de forma técnica e imediata, visando o retorno dessas plantas para exportação para este mercado“.