Quer viajar de graça pelo Brasil? Saiba como


Você é jovem e gosta de viajar?  Leia este artigo até o final e descubra a melhor maneira de conseguir viajar o país inteiro sem pagar absolutamente nada, primeiramente é importante mencionar que esta gratuidade é garantida por lei para todo o qualquer jovem que possua de 15 a 29 anos de idade e seja membro de família de baixa renda.

O mais interessante é que o jovem não precisa estar estudando como acontece com as carteirinhas de estudantes para poder conseguir a meia entrada, e no caso do ID jovem, o indivíduo ganha a gratuidade total no valor da passagem interestadual, ou seja, você não pagará nada, nenhum real, é 100% grátis a passagem de um estado para outro em trens, embarcações e ônibus.

É importante frisar que caso a empresa se negue, a pessoa poderá entrar em contato com a Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, no site www.antt.gov.br ou no telefone 166., também para declarar irregularidades com o transporte, no site da Caixa Econômica também dispõe os outros números referentes à agência que toma conta dos transportes ferroviários e marítimos caso haja irregularidades.

Inicialmente o jovem membro de família humilde e beneficiário de algum programa social do Governo federal deverá baixar o aplicativo disponível na PlayStore, informar seus dados e realizar o cadastro, logo será gerado um código que é o seu passe para a gratuidade nas viagens. A lei também permite que o jovem ganhe a meia entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos, mas, não possibilita a isenção em passagens interurbanas ou até mesmo dentro da própria cidade, apenas de um estado para o outro.

Ainda também é importante que quando gerado o código do ID jovem, o indivíduo a imprima para evitar constrangimentos, pois, há empresas que não aceitam o código apenas no celular. São disponibilizadas duas vagas de isenção em caba comboio, ônibus ou embarcação, quando preenchido os lugares, a empresa deverá, caso haja a necessidade, ceder mais dois lugares com 50% de desconto para o jovem com o ID. Mais informações consulte o site da Caixa Econômica Federal.