17 inseguranças absurdamente comuns, segundo psicólogos


Apesar de questionar-se isso o tempo inteiro, saiba que você não é a única pessoa a sofrer com a insegurança. É um problema que atinge grande parte da população. Os psicólogos reconhecem facilmente a insegurança e ajudam a superá-la. Veja nesta matéria 17 sinais clássicos de insegurança. A forma mais fácil de superar este mal é conhecendo-o e aceitando que você sofre com isso. Veja se você se identifica com os sintomas aqui relatados:

 

Pensamentos aleatórios lhe perturbam constantemente.

São pensamentos repetitivos, negativos e que te deixam ansioso. Às vezes ocorrem pensamentos bizarros, maus e atrozes de fato. Mas, se você se preocupa com o fato de poder fazer algo muito ruim a alguém, esqueça isso. Estes pensamentos são aleatórios e não definem sua personalidade de fato.

 

Você pensa que as pessoas se divertem sem sua presença

Quando você vê que sus amigos saíram sem você, seu primeiro pensamento é de queles não te querem por perto. Mas isso não é verdade. Eles estão apenas se divertindo como fariam se você estivesse lá. Sua presença é sempre um “algo a mais”, mas sua ausência não é motivo para eles não saírem. Aproveite para tomar a iniciativa da próxima vez. Convide-os também.

 

Você está sempre tentando se desviar dos sentimentos

Você dificilmente se permite sentir. Normalmente foge das emoções e acha que seu dever fazer isso para evitar sofrimento. Mas você já parou para pensar que sentir algumas coisas ruins pode ser importante? Sentir raiva, medo, tristeza e amor podem lhe ajudar a crescer por dentro e te tornar mais seguro de si. Se voc~e continuar fugindo dessas coisas, vai continuar inseguro por bastante tempo.

 

Você se pergunta o que há de errado.

A resposta é : nada! Você só precisa aprender a lidar com a vida de uma forma mais positiva.

Você acha que ninguém te entende

Esse pensamento deve pirar na mente da grande maioria das pessoas. Se você acha que ninguém sabe o que você está passando, ou que as pessoas não têm empatia por isso, tire esta ideia da cabeça. Aprenda que as pessoas estão dispostas a ouvi-lo e ajudá-lo se for necessário.

Você se sente péssima por não se importar tanto com alguém

Acredite, você não tem por obrigação estar sempre à disposição quando precisarem de você. Afinal de contas, gerir sua própria vida já é bastante trabalhoso. As pessoas mais próximas a você têm sempre sua atenção, você vai perceber que faz isso quando parar para observar. Não se cobre tanto, seja espontâneo.

Você está certo de que todos são mais felizes que você

Se você chegou a esta conclusão depois de ver algumas publicações nas redes sociais, acredite, é mentira! A internet está cheia de falsas alegrias. Há uma necessidade constante de postar momentos felizes, mas as dificuldades são omitidas. Se você acha que não é feliz por não ter o que mostra, olhe pra dentro de você, ache o que lhe falta e se complete. Mas não meça sua felicidade pela dos outros.

Você se sente uma farsa

Se você tem medo de que as pessoas em seu trabalho percebam que você não faz ideia de o que está fazendo ali, você não é o único. A sensação de incapacidade é sentida por todos nós. procure o que você acha que podeira melhorar e faça-o. E lembre-se sempre de que você é tão capaz quanto seus colegas.

O sentimento de solidão te acompanha constantemente.

Este sentimento é companheira da maioria das pessoas. Quando se é inseguro ele é mais forte, mas acredite na força que vem de você e confie nas pessoas mais próximas.

Você acha que é percebido o tempo todo

Quando você passa por alguém e essa pessoa ri, automaticamente sua ansiedade te faz crer que estão rindo de você. Mas isso é coisa da sua cabeça. Às vezes a pessoa nem notou você, mas sua insegurança te faz pensar que estão todos te reparando. Tente ignorar esse sentimento.

Você duvida que alguém te ache atraente

Sua insegurança te faz sentir-se feio e sem graça. Mas esta é uma percepção sua. Confie mais em você mesmo e acredite no eu potencial. Atitudes positivas se refletem em nosso semblante e nos deixam mais atraentes aos olhos alheios.

 

Você tem dificuldade de construir relações

Você se sente uma criança num corpo adulto

E isso é absolutamente normal. Suas experiências é que te farão crescer a cada dia. Você já não tem mais a mentalidade que tinha aos 17, e isso já é muito bom.

Você acha que não agradaria as pessoas se elas te conhecem melhor

Este é um sinal típico de insegurança. Você prefere manter uma relação superficial por achar que as pessoas não gostariam de te conhecer melhor. Mas isso é algo que você só vai saber se tiver uma pessoa mias íntima. Então permita-se. Se as pessoas permanecerem por perto será um bom sinal.

 

Você já quis morrer

Acredite que vale à pena lutar contra esses sentimentos. Você é capaz e importante para muita gente. Tire esta ideia da cabeça e saboreie a vida. Você não vai se arrepender.

 

Você não fala de seus sentimentos

Você acredita que as pessoas não se importam com você e prefere não falar de seus problemas. Mas muito provavelmente, há quem se preocupe com você mais do que você imagina. Não tenha medo de se abrir para seus melhores amigos.

Você tem medo de enlouquecer

você tem certeza de que vai pirar a qualquer momento. Mas tenha calma, não é bem assim. Mantenha a calma, esse tipo de pensamento é normal. Mas você não é louco nem vai ficar. Vai conseguir resolver tudo, acredite!!

Veja também: