O porte de arma poderá ser liberado para brasileiros ainda este ano; entenda


São mais de doze anos em que a lei que restringe o porte de arma no Brasil começou a entrar em vigor, no entanto, depois de tanto tempo, há uma tramitação no Congresso Nacional que pretende mudar essa lei,  desde 2003 já existe, tentativas para a revogação,mas, até agora não houve sucesso.

O projeto de Lei 3.722/2012 está pronto para votação na Câmara dos Deputados, de lá seguirá para o Senado. No meio de tantos debates entre políticos e sociedade, esta é uma polêmica que divide opiniões. Alguns entendem que para o bem do cidadão, é necessário que ele ande armado devido aos altos índices de violência em nosso país, se inspiram em países em que as taxas de criminalidade são bem inferiores com o porte de arma para o cidadão, já outras opiniões argumentam os motivos de serem contra o porte, uma das mais frequentes é de que nenhum cidadão deve tomar para si o dever que é do Estado, as chances de se morrem em ataques com armas são quase superiores a 75% .

Especialistas da área afirmam ainda que, se todo civil puder possuir uma arma de fogo, as taxas de suicídio no Brasil podem chegar até 85% , um índice extremamente alto, e que cona com uma ajudinha do momento em que o mundo vive, a depressão vem sendo uma das doenças que mais atingem os seres humanos em todo o mundo.

O mercado de arma legal aquecido, também aquece indiretamente o mercado ilegal, que enfrentará mais adversidades para coibir a venda ilegal.

Com vários lados e muitos argumentos, este é um tema que promete render nos próximos meses, é provável que alguns dos políticos que são contra a revogação da lei criem “estratégias” para dificultar a votação no plenário, os que são à favor, certamente contaram com o apoio da maioria da população, visto que a última pesquisa feita contou com mais de 57% de votos a favor do porte de asma para o cidadão de bem.