Sua orelha já ficou vermelha e começou a queimar? Veja o que isso significa


Muito provavelmente já aconteceu de, algumas vezes, sua orelha esquentar e ficar muito vermelha. Há uma crença popular que atribui este fenômeno á possibilidade de alguém estar falando mal de você naquele momento. Bom logicamente há uma explicação científica muito mais plausível pra isto, entenda. A orelha, assim como muitas regiões de nossa face, é muito vascularizada, por este motivo, a circulação e o fluxo sanguíneo são elevados. Se você parar pra reparar suas orelhas nunca ficam vermelhas ou quentes em situações de total conforto, não é mesmo?  Pois bem, perceber isso já ajuda na compreensão do fenômeno.

 

Por que ela fica avermelhada?

Segundo cientistas e pesquisadores, o fato de a orelha ficar avermelhada se deve ao mesmo motivo pelo qual o nosso rosto também se ruboriza. É que essa região possui muitos vasos sanguíneos e uma quantidade menor de gordura. Logo, qualquer acúmulo ou aumento da quantidade de sangue nesta região a deixa avermelhada – tendo em vista o rubor do nosso sangue. Sendo assim, o sangue se acumula na região da orelha, os vasos sanguíneos se dilatam para suprir a demanda e a orelha fica mais quente e bastante avermelhada.

 

Esta dilatação de vasos ocorre apenas na orelha?

Não, logicamente. A vasodilatação pode ocorrer em muitas regiões do corpo. A diferença é que em regiões mais irrigadas e com menor camada de gordura o rubor fica mais evidente. A vasodilatação é desencadeada por emoções fortes raiva, medo, vergonha, estresse e etc. É quando o organismo, diante de determinada situação, nos prepara para responder ao estímulo. Vale salientar que cada indivíduo responde de uma forma diferente ás emoções, por isso alguns ficam mais vermelhos que outros.

 

Mas por que minha orelha fica vermelha mesmo sem que eu esteja estressado ou envergonhado?

Bom, isso é muito relativo. Depende da situação em que ocorre. Se você ficar muito tempo ao telefone ou submeter suas orelhas a qualquer tipo de pressão ou falta de ventilação, ela vai ficar vermelha mesmo, pois o organismo vai responder enviando mais sangue para oxigenar a região. Então, a questão de suas orelhas ficarem quentes porque alguém está falando de você só procede se você descobre da fofoca e fica muito irritado, fora isso não faz sentido.

 

Veja também: