“Coisa de preto”, diz William Waack em vídeo vazado


Globo anuncia afastamento do jornalista William Waack “até que a situação esteja esclarecida”.

O jornalista William Waack, apresentador do Jornal da Globo, foi flagrado em um vídeo, no dia 08 de novembro, onde falava palavras de puro racismo, e caiu nas redes sociais e na mídia.

O vídeo de Waack foi parar no topo dos Trending Topics do Brasil, quando foi postado no Twitter do radialista Jorge Tadeu.

Na filmagem, o jornalista está ao lado de Paulo Sotero, diretor do Wilson Center, que é um centro de estudos de geopolítica, na cidade de Washington, nisso passa um carro buzinando alto na rua e Waak fala, “Tá buzinando por que, ô seu merda do cacete? Deve ser um aqueles… Não vou nem falar de quem, eu sei o que é… Sabe o que é, né?”

Depois direciona o olhar para Sotero sussurrando o seguinte: “Waack: “Preto, né?”, Sotero: “Ahn?”, Waack: “Preto, né? Sabe o que é isso? É coisa de preto…”, Sotero: “Sim”, Waack: “Com certeza””.

http://

Após o vídeo vir à tona, Waack afirmou a pessoas próximas não se lembrar do que disse exatamente, mas negou ter feito declarações racistas.

Com  a postagem do vídeo, o apresentar o Jornal da Globo, recebeu  um comunicado da emissora,  às 21h32, que seria afastado “até que a situação esteja esclarecida”.

Veja o vídeo, onde o apresentador fica extremamente aborrecido, devido o motorista buzinar em frente ao estúdio móvel, tida as vezes que tinham entradas ao vivo, segundo o BuzzFeed News, veja a entrevista.

Não lembro do episódio“, disse Sotero ao BuzzFeed News, ao ser questionado sobre o diálogo. “Eu acho que o William não é assim. Eu, certamente, não sou assim — repudio racismo.” e completa dizendo “Racismo é algo que não pode ser tolerado“.

Segundo o BuzzFeed News, Sotero disse que não havia visto o vídeo em questão. Depois de assistir a filmagem, afirmou que, “Eu não consigo ouvir o que ele diz”, afirmou. “Não me impactou na hora, e teria me impactado, porque eu não brinco com racismo, sexismo e homofobia.”

Este foi o comunicado da Rede Globo:

Globo é visceralmente contra o racismo em todas as suas formas e manifestações. Nenhuma circunstância pode servir de atenuante. Diante disso, a Globo está afastando o apresentador William Waack de suas funções em decorrência do vídeo que passou hoje a circular na internet, até que a situação esteja esclarecida.

Nele, minutos antes de ir ao ar num vivo durante a cobertura das eleições americanas do ano passado, alguém na rua dispara a buzina e, Waack, contrariado, faz comentários, ao que tudo indica, de cunho racista. Waack afirma não se lembrar do que disse, já que o áudio não tem clareza, mas pede sinceras desculpas àqueles que se sentiram ultrajados pela situação.

William Waack é um dos mais respeitados profissionais brasileiros, com um extenso currículo de serviços ao jornalismo. A Globo, a partir de amanhã, iniciará conversas com ele para decidir como se desenrolarão os próximos passos.”

 

 

Veja também: