Como surgiu o termo “Dia do Fico”?


A famosa frase usada por Dom Pedro, o Dia do Fico que na época era príncipe-regente do Brasil, nesse mesmo período esse reino era unido a Portugal e Algarves. Tudo começou com uma carta enviada pelos portugueses, pedindo a volta de Dom Pedro para Portugal.

Ele recebeu o pedido no dia 9 de janeiro de 1822, contudo se negou a realizar a viagem de volta e como resposta afirmou:” Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto! Digam ao povo que fico.”

História dos Portugueses e o Dia do Fico

Os portugueses estavam ameaçados por Napoleão Bonaparte, o seu objetivo era invadir todo aquele território do reino de Portugal, dessa forma, a família real viajou com o intuito de escapar de tais ações.

Ao chegar no Brasil, os portugueses começaram a iniciar suas colônias, contudo, a corte real se instalou na cidade do Rio de Janeiro, que em 1815 foi destacado como um Reino Unido, porém com tudo isso, surgiram algumas consequências, como questões econômicas e políticas.

Dom João VI teve que voltar para Lisboa para administrar o que seria o seu trono, seu filho, Dom Pedro ficou no Brasil na condição de príncipe-regente. no entanto, ao ver de seus pais, o herdeiro do trono não administrava muito bem o país brasileiro, daí surge a carta, pedindo a volta de Dom Pedro para Lisboa.

O plano era deixar que os portugueses, a mandados do rei, organizassem e comandassem todo o Brasil, contudo, como mostramos anteriormente, ele não aceitou o pedido. Ao invés disso, reuniu cerca de 8 mil assinaturas, no qual solicitavam sua permanência no país brasileiro.

Desse modo, o “Dia do Fico” é marcado por uma série de acontecimentos históricos, a frase foi um dos seus primeiros marcos, Dom Pedro foi o príncipe que transformou a libertação política no Brasil, em relação a Portugal e nossa independência.