Tudo sobre o período da antiguidade clássica de Roma


Um período da história europeia que ocorreu no século VIII a.C e foi até a queda do império romano no século V d.C. Nesse meio surgiu a poesia grega de Homero. Um dos pontos mais marcantes da época eram os fatores culturais da Grécia Antiga e de Roma.

O império de Roma era um dos mais poderosos, suas frotas foram dominando vários territórios gregos, que pertenciam aos egípcios, mesopotâmicos, persas entre outros civis, considerado como o último império de grande força do mundo antigo.

Roma era uma cidade que recebia diversos povos, por tanto, várias culturas, línguas, e costumes eram direcionados para lá, ela pertencia cerca de 1 milhão de habitantes, se tornando em um império de referência por todo o mundo ocidental. Mesmo muitos séculos depois, aquele marco histórico foi visto como algo grandioso.

Origem de Roma

Sua origem seguia uma explicação mitológica, do mito de Romulo e Remo, o mito diz a respeito de dois irmão gêmeos que foram jogados no rio Tibe, na Itália. Eles teriam sidos resgatados por uma loba e alimentados por ela, logo após o resgate, os dois foram criados por um casal de pastores. Quando se tornaram adultos os dois ganharam algumas terras para fundarem uma cidade, conhecida como Roma.

Origem histórica

A região foi criada por uma mistura de três povos, os gregos, etruscos e italiotas. Usaram de suas terras para desenvolver os seus próprios comércios, como as atividades agrícolas, artesanatos, atividades pastoris entre outros. O seu governante era um rei de origem patrícia.

Uma grande curiosidade era que os habitantes da região, cultuavam e adoravam os deuses assim como os gregos faziam, a única diferença eram os nomes das divindades.

Localização – Roma

Capital da Itália, Roma é um país europeu que está em uma das penínsulas do Mar Mediterrâneo, localizada na cordilheira dos Alpes.