O governo de Getúlio Vargas


A famosa era Vargas foi um marco histórico para a política brasileira. Getúlio administrou o país como presidente por 15 anos, de 1930 a 1945. Ele revolucionou inúmeras ênfases em relação ao sistema do Brasil, como projetos sociais e até mesmo políticos, foi um período de mudanças econômicas.

A sua administração teve início em 1930 logo após a revolução que foi responsável por expulsar o poder da oligarquia da cafeeira. Esse processo foi dividido em três momentos:

  • Um governo provisório que durou de 1930 a 1934.
  • O governo Constitucional entre os anos de 1934 a 1937.
  • O Estado Novo de 1937 a 1945.

Governo Provisório

O principal objetivo era organizar todo o processo político do pais, foi nesse período que surgiu a divisão de poderes legislativo, o poder estadual, federal e o municipal. Getúlio deixou os militares na ocupação do poder estadual para evitar as influências de coronéis nas decisões da política regional brasileira.

A decisão de evitar as oligarquias gerou tensão entre os polos administrativos, essas influencias estavam concentrados no estado de São Paulo, cuja a influência era lutar contra o governo de Vargas. Em 1932 surgiu a revolução chamada Constitucionalista, as exigências era para a elaboração de uma Assembleia Constituinte.

Governo Constitucional

Vargas continuo no poder após inúmeras alterações feitas nos seus projetos iniciais, como por exemplo o voto secreto, o voto feminino e etc. Esse período houve alterações no governo, Getúlio concentrava a sua administração na centralização do poder.

Estado Novo

O momento em que o governo reforçava uma propaganda anticomunista, foi nesse período em que ele criou os direitos trabalhistas, a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), e também a férias remuneradas. Ele também reprimiu algumas ações dos seus inimigos ou concorrentes políticos, e tomou as medidas econômicas nacionais.

Um dos pontos importantes nessa era foi a participação do exército brasileiro na Segunda Guerra Mundial. Aquela era teve fim em 1945 mas Getúlio retornou em 1951 eleito pelo voto popular.