Tudo sobre o Tratado de Tordesilhas


O tratado é um documento criado com o intuito de realizar uma negociação em relação ao aos domínios do Atlântico.  Inicialmente uma batalha foi criada entre a Espanha e Portugal, porém em 1493 o papa intitulou através da Bula Inter Coetera, a dominação de todas as terras que estavam localizados a oeste de um meridiano para o reino de Castela.

Esse fato não agradou Portugal e insatisfeito preferiu uma negociação direta, desde então surge o Tratado de Tordesilhas, ele foi assinado em 1494, os reinos ibéricos estabeleceram como uma suposta divisão de mundos.

A documentação enfatizava que as terras descobertas que não pertencesse a nenhum rei cristão, seria realizado uma divisão entre a Espanha e Portugal, isso vale para mares, ilhas, entre outros. Uma linha como divisão de terras foi criada, 370 léguas a oeste das ilhas de Cabo verde era o ponto de referência como essa partilha entre os dois países, as terras do leste destinado como domínio de Portugal e o restante a Espanha.

Podemos dizer que para os portugueses o tratado era muito proveitoso, pois davam a abertura para a exploração do litoral Atlântico da África. Já a Espanha viveu sua época do ouro, por ficar responsável por todo o continente americano, eles encontraram metais e pedras preciosas nas descobertas, ficou conhecido como “o século do ouro”.

Europa e suas navegações

O período foi marcado por grandes viagens marítimas, a riquezas dos grandes reis influenciavam as tropas, pois eles ajudavam em financiar os custos das navegações. Cada vez que as terras e suas riquezas eram exploradas a burguesia da época se enriquecia os amplos poderes monarcas.

Alguns pontos foram essenciais para o país como:

O aumento no consumo de especiarias, o fim das teorias de que a terra era plana, os conhecimentos na área da astronomia, a expansão da cultura europeia em especial o cristianismo e etc.