Como o Renascimento transformou a nova era artística?


É um período de transformações que ocorreu em toda a Europa, uma expansão de movimentos comerciais, principalmente o comercio marítimo, teve uma grande importância no desenvolvimento de muitas cidades europeias, através desse avanço o processo cultural das populações estavam em complemento com a nova fase.

O povo europeu acreditava que era um Renascimento, já que todo o império que dominava séculos antes era completamente diferente do que estavam presenciando. Vários artistas, escritores começam a expressar a “nova era”, essas artes eram bancadas por pessoas de posses e banqueiros.

Vemos uma pintura do famoso Leonardo da Vinci, o quadro A Última Ceia representa uma nova perspectiva do mundo europeu, até os tempos remotos a noção de profundidade não era expressada em quadros, pinturas e etc.

Praticas do Renascimento

O processo artístico começou a crescer cada vez mais durante esse período, alguns comerciantes possuíam verdadeiras riquezas, o comercio marítimo vindo do Oriente permitiu que algumas cidades como Veneza, Florença, localizados na película itálica, acumulassem muitos bens, e fortunas.

Papas, Comerciantes, banqueiros, alimentavam a produção artística, digamos por tanto, que foi a era dos pintores, arquitetos, músicos, compositores, escritores entre outros. Ficou conhecida como uma atividade chamada mecenato.

Aqueles criadores recebiam o apoio dos mecenas, um grupo formado por um famosos político no qual proporcionava os recursos para esse produtores, digamos que essa troca fortalecia a autoridade política que reinava na época.

Foi de fato uma fase de avanços na produção artística, no século XIV e XVI, foi dado o nome de período de dominação do renascimento ou renascença. Essas transformações tiveram início na península itálica, atingindo as grandes cidades europeias Veneza e Florença.

Depois de todos os investimentos marcados por aquele movimento, uma nova era começou a tomar conta de várias regiões, e não somente concentrada naquele únicos polos comerciais, acabou tomando conta por toda a Europa.